A temível ilha habitada pelas sereias – cujo exuberante canto atraía e levava à morte todos os marinheiros que passavam nas proximidades, tragados pelo tempestuoso mar local – era ponto de passagem obrigatório para Odisseu (ou Ulisses, na versão latina) na sua viagem de volta ao seu reino, Ítaca, após ter vencido a longa Guerra de Troia.
Conhecendo o perigo mortal daquele canto, o astuto e curioso guerreiro grego criou um estratagema para evitar a morte dele e de seus companheiros e, ao mesmo tempo, ouvir o som divino: colocou cera nos ouvidos dos remeiros e ordenou que ele fosse amarrado ao mastro do navio. Dessa forma, ele poderia navegar próximo à ilha e apreciar incólume o canto das sereias.
O dia de hoje foi dedicado a conhecer todos os encantos e a história desta ilha fantástica que povoou a mente e o imaginário de muitos escritores ao longo da história. É o ponto mais distante de nossa viagem, o sul da Tunísia, no extremo norte da África.
Lembrando que esta terra tunisiana já foi dominada por uma série de povos ao longo da história que começou milhares de anos antes de Cristo, portanto estamos pisando num país que já tem mais de 5.000 anos de história, isso não é pouca coisa, lembrando que a história do Brasil tem pouco mais de 500 anos.
Bem, nas fotos a seguir, vc vai nos acompanhar neste tour que marca o final de nossa viagem, 🙁 já que amanhã começaremos o caminho de volta para casa.
Obrigado pela companhia, bem-vindo, bem-vinda a este passeio e assim vamos juntos curtir mais esta etapa do conhecimento que uma viagem pode proporcionar. Bom passeio.