Estamos na cidade de FES, no Marrocos, a badalada cidade dos artistas e da ativista feminina Fatima Mernissi. A cidade de FES, a mais antiga capital do Marrocos, foi fundada no ano 808 d.C por muçulmanos, judeus e Mouriscos que foram expulsos da Espanha pela rainha Isabel de Castela, no tempo da inquisição, quando o cidadão se convertia ao cristianismo, fugia ou era morto. O cemitério fica na entrada da Medina. Medina é toda a área habitada ao redor da Mesquita. Mesquita é o templo ou Igreja muçulmana. Segundo nosso guia, o cemitério fica do outro lado da rua, e aqui saúdam os mortos dizendo: “hoje vocês estão ali e nós aqui, mas um dia também estaremos aí”.
Nossa primeira visita é na Universidade de FES, fundada no século IX d.C sendo a mais antiga do mundo. Dentro da Medina de FES moram 450.000 pessoas, mas toda a cidade de FES tem 2.000.000 de habitantes. Na Universidade de FES estudam 24.100 estudantes. Quando um estudante se forma, precisa prestar dois anos de serviço à sociedade, na sua profissão, com um salário mensal de 130 dólares.
Destaque especial para a socióloga Fatema Mernissi, ativista em favor dos direitos das mulheres muçulmanas, nascida em FES. Foi uma das primeiras representantes da segunda onda do feminismo islâmico.
Agora visitamos o que aqui se chama de “madrasta” uma casa de estudantes onde os estudantes vindos do interior ou de outros países podiam morar para frequentar a universidade. Havia quartos de 2 qualidades, os melhores reservados para os estudantes eu tivessem melhor desempenho. Há aqui muitas atividades artesanais e artísticas. Foi nesta cidade que uma parte da novela O Clone, da rede Globo de TV foi gravada.
Um aviso importante aos viajantes, nos alertaram muito aqui sobre a existência de “pianistas”… mas não aqueles músicos e sim os batedores de carteira que são muito sorrateiros e espertos em subtrair objetos alheios. Com o nosso grupo felizmente não aconteceu nada, pois todos tiveram muito cuidado com suas coisas.
Nas fotos a seguir, imagens e informações sobre nossa passagem por esta encantadora cidade.